Espaço Saúde

Coração

  Cuidar do coração é uma parte importante dos cuidados com nossa saúde. Mantê-lo em bom funcionamento significa favorecer o trabalho do organismo como um todo.

   Podemos ter várias atitudes para cuidar bem do nosso coração:
• Exercite-se regularmente (sim, sabemos que é difícil). Só 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida.
• Coma bem. É uma das melhores coisas da vida. Mas não se descuide de sua alimentação e tente não comer comidas gordurosas, mantendo o nível de colesterol baixo.

E, claro, não dá pra esquecer também do outro lado do coração. Sentir-se bem fazendo tudo o que gosta, tudo que te deixe feliz. Ter bons sentimentos sendo alegre, constantemente com

um sorriso no rosto, querendo sempre o bem para as pessoas. Amar e ser amado enchendo o seu coração de amor e transmitindo esse amor aos outros, porque, sem dúvida, boas ações contribuem para a saúde do seu coração!

• Mantenha um peso saudável É muito mais confortável. Se você estiver acima do peso, você estará forçando o seu coração.
• Tente parar de fumar. Sabemos que é difícil, mas existem vários grupos de apoio que podem ajudar e isso fará uma grande diferença na prevenção de doenças cardíacas e também diminuirá o risco de sofrer com câncer de pulmão. Encoraje e apoie os seus amigos também.
• Relaxe, corte o estresse Sorria para a vida quando puder e tente relaxar quando possível. Você não só ficará mais feliz, como também mais saudável.
• Cheque sua pressão arterial. Visite seu médico para checar sua pressão e verificar se você é hipertenso. Seu médico pode lhe recomendar um tratamento e reduzir as chances de você ter uma doença cardíaca ou um ataque do coração.
• Verifique se tem diabete. Se você é diabético, terá um risco maior de ter uma doença no coração se a diabetes não for adequadamente controlada.
• Verifique o nível de seu colesterol. Níveis altos de colesterol contribuem para doenças cardíacas mas, normalmente, uma dieta saudável é o bastante para trazer o nível de colesterol de volta ao normal.
• Cheque sua saúde. Vá ao seu médico uma vez ao ano para um check-up, mesmo quando estiver se sentindo bem, já que os sintomas podem não ser notáveis. Seu médico irá verificar se você está realmente saudável.